sexta-feira, 15 de julho de 2011

Meia noite em Paris e Eu.

"Qualquer lugar da Europa" pode ser Paris!


Ontem eu assisti ao filme do Woody Allen, "Meia noite em Paris" que está em cartaz nos cinemas.
O filme fala sobre uma insatisfação que o indivíduo sente sobre seu tempo, e sobre o desejo de que queria ter vivido na década tal do século tal , porque ali sim seria realmente feliz.
É muito bom sonhar sobre aquilo que definitivamente não vai acontecer, e acreditar que se não fosse por esse fator temporal você poderia ser realmente feliz.
Só que no filme, o Wood Allen da vez, consegue realmente voltar no tempo. E então ele descobre que quando ele chega a década de 20 tão sonhada, onde pra ele a felicidade mora lá, quem vive realmente a década de 20, acredita que a felicidade está na Belle Époque (na virada do século XIX pro XX).
E então o personagem entende que essa busca pela felicidade em outras épocas existe em muitas pessoas, e que se a felicidade não tiver dentro de você independente do tempo em que se vive, não vai estar em lugar nenhum.
Isso me fez parar pra pensar sobre a ilusão de que eu tenho, de que se eu morar em algum país da Europa eu vou ser mais feliz. Eu posso até viver melhor em termos de qualidade de vida. Mas ser mais feliz? É claro que não!
A felicidade para mim é viver com as pessoas que eu amo, viver com elas as pequenas coisas e ver alegria nisso. É se sentir capaz em fazer o seu trabalho, é gostar de onde você vive, é poder abraçar seu bichinho de estimação. E eu sou feliz, independente das nuvens que às vezes passam pela minha vida.
E assim, eu concluo que eu não vou só ser feliz se viver em algum lugar da Europa. Mas sim, aqui, no Nordeste brasileiro, no subdesenvolvimento, eu sou feliz, porque é aqui que eu tenho as pessoas que eu amo, e é aqui que eu formo a minha cabeça!

Loucuras a parte, Boa tarde!

2 comentários:

  1. As vezes eu me iludo desse jeito tbm, mas vc soube captar exatamente a essencia do filme, Mary. O lugar nao importa muito quando se tem as pessoas que a gente gosta :D

    Beijos, friend

    ResponderExcluir
  2. Um filme de altíssima qualidade. E o insight do protagonista é bem a cara de Woody Allen com sua moral lucidamente amalucada. Uma maneira divertida e diferente de bater na mesma tecla que muitos outros batem em vão. Ele é "o cara".

    ResponderExcluir

Fala aí!