sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Um acerto em Natal


Pra quem mora em Natal, ter um carro é quase questão de "sobrevivência". O nosso transporte público é um caos, as paradas de ônibus são verdadeiras torradeiras, nos horários que a gente mais precisa os ônibus estão super lotados, além das ruas terem calçadas bizarras que expulsam o transeunte das ruas. Então, quase todo mundo é totalmente dependente de um carro. Só que isso não faz você chegar na hora em lugar nenhum! As ruas vivem entupidas de carros, é um trânsito insuportável que tira a paciência de qualquer um. Conclusão: vivemos um caos em que a única tendência é piorar.
Só que essa é a nossa realidade e pra poder "ir vivendo a vida", a gente vai tomando "alternativas" que só causam problemas que agravam ainda mais a coisa.
E então eu entro numa questão:
Quando a gente vai projetar um "apartamento classe A", tem que colocar pelo menos 2 ou 3 vagas de carro. Porque não sei quantas pessoas vivem numa mesma casa e portanto cada uma precisa de um carro. Só que já existem famílias quem possuem até 5 carros, e bem que eles gostariam que no apartamento tivesse 5 vagas (alguns já tem).
Gente, para tudo.
Tem que colocar um freio nessas pessoas, diminuir um pouquinho o individualismo, tentar organizar os trajetos durante dia. Até porque essa cidade é um ovo (a segunda capital menor do Brasil em extensão territorial) e todo mundo é caminho pra todo mundo. Eu sei que é difícil pensar nisso, por causa da individualidade que a sobrecarga de atividades nos faz ter.
A gente sabe muito bem que carro é poluente, que pra gente viver numa cidade descente e sustentável os transportes públicos que devem melhorar! Mas isso é uma modificação de cabeça, e eu fico triste por não ver isso acontecendo tão cedo.
Gente, J.K. Rolling anda de metrô! A mulher mais rica do mundo!!!
Mas aqui na nossa aldeia eu não sei o que tá mais longe, se é um acerto no transporte público ou o acerto da cabeça das pessoas.

Imagine só sair de casa, pegar um metrô vazio que chega no máximo em 5 minutos e ir a um lugar. E então você vai a pé nas calçadas descentes a algum lugar, e de lá pega um ônibus confortável para outro lugar... e depois você anda mais a pé por calçadas lindas... e depois pega um trem até uma cidadezinha vizinha e por lá passeia...
GENTE, CIDADES PARA PESSOAS (clicaí), e não para carros...

Estação de Metrô linda no Rio de Janeiro, em Copacabana.

2 comentários:

  1. Adoreiii! Uma cidade Natal como desejamos acho tão utopico... Desde já agradeço sua carona aquele dia kkkkkkk bjão Maria

    ResponderExcluir
  2. somos sonhadoras, Talu... =~
    de nada pela carona! =)

    ResponderExcluir

Fala aí!