terça-feira, 26 de maio de 2009

Adeus, S. T. Garp




Eu sou da opnião que toda leitura é válida. Antes eu tinha preconceito com Best Sellers e coisa e tal, porque eu achava que só porque todo mundo lia já perdia a graca. E isso é um dos motivos pra ser Best Seller - todo mundo pode ler. Mas aí, eu li uns livros desses, e gostei, porque querendo ou não eu sou todo mundo. E aí tipo, comecei a acreditar que qualquer leitura é válida, que só em tá lendo a gente já cresce de qualquer forma.


O namorado da minha mãe é um cara desses, que não lê o que todo mundo lê, e eu via que olhava para os livros que eu tava lendo com um certo ar de queporcariaéessaquevocêtálendo. Então um dia, eu chego em casa e ele me dá um livro, desses bons mesmo, da década de 70, escrito por um escritor que eu não conhecia, e eu, lentamente comecei a ler. Aí né, como um livro de excelente qualidade litéria, eu obviamente me apaixonei, e passei a ler cada página com toda calma pra ele não acabar assim tão de pressa.


E hoje, por fim, eu vou terminá-lo. Faltam só 50 páginas pra eu descobrir qual será o fim do meu protagonista. Eu ainda não sei como esse livro acabará, mas eu sei que o fim valerá a pena, e é por isso que eu já deixo a dica: O mundo Segundo Garp, de John Irving.


Soube um dia desses que já fizeram um filme desse livro, e eu acredito que seja bom, porque é com Robin Williams e a história do livro é ótima, então, como diria minha amiga Jéssica, Ficadica.

beijosmeliga

5 comentários:

  1. Oi Mary! Gostei do seu blog! Assim eu fico sabendo novidades... como a nossa amiga Carliane viciada em poker online! tsc tsc...
    Eu super tenho vontade de ler esses livros legais desconhecidos. Vou procurar esse daí =)
    :*

    ResponderExcluir
  2. Há, agora vem a dor 'pré-término' e depois o vazio 'pós-término' :)
    Ah, eu me recordo desse seu certo 'nojinho' por livros best-sellers. Mas eu discordo quando você diz que 'todo mundo pode ler'. Na verdade eu acho que é mais algo do tipo 'todo mundo deve ler'. Até porque, se você parar pra pensar, não é todo mundo que pode ler um livro e realmente entendê-lo. Identificar letras e palavras é o que se espera de qualquer alfabetizado. Já interpretar e acompanhar o rumo da história é algo bem maior e mais complexo pra uma parcela bem grande da população.
    E, venhamos e convenhamos, Best-Sellers não nasceram Best-Sellers. Talvez tenham sido escritos com a intenção de se tornarem um. Mas isso só é possível se o livro alcançar mérito suficiente, vendas significativas e uma aprovação crítica dos intelectuais literários. Mas é claro, um livro não precisa ser um Best-Seller famoso para ser bom. É bem legal ler um livro que quase ninguém leu, até porque a gente deixa a dica pras amigas. Hahaha
    beijotchau:*

    (desconheço o limite de caracteres :P)

    ResponderExcluir
  3. "porque querendo ou não eu sou todo mundo".
    Maria. São frases como essa que me fazem sua fã.
    Beijo gata e valeu pela dica. Esse livro vai entrar na minha lista. :*

    ResponderExcluir
  4. tipo, lendo O mundo sengundo Garp eu entendi melhor essa coisa de Best Seller. Pelo menos no livro, teve um livro que ele escreveu que ele sabia que ía virar Best Seller. Desde a capa até a orelha do livro. E ele considerava esse o pior livro dele :P Mas todo mundo queria ler, enquanto os outros que eram de melhor qualidade não fez tanto sucesso. Mas vcs tem que ler, aí vão entender melhor. Eu empresto o livro pras vcs gatinhas :D
    Ah, não se vcs lembram uma coisa que Josivan falou ano passado; Os livros que fazem muito sucesso não entram nas academias, porque eles (os membros da academia) só acham uma coisa quando não agrada todo mundo, porque não é popular, porque é de difícil compreensão.
    Bem, eu curto os Best Selles, tirando Paulo Coelho, mas tudo bem :P
    (Verdade, Letxi, eu tbm desconheco o limite de caracteres)

    ResponderExcluir

Fala aí!