quinta-feira, 7 de junho de 2012

Curiosa por cadeiras

Desde que comecei a estagiar num escritório de ambientação, fiquei mais curiosa sobre cadeiras. Sim, porque existem aquelas cadeiras que a gente já viu várias vezes, mas nao sabe o nome, nem quem criou, e nem porque foi feita. Eis que existe uma série de livros da editora autêntica, a design museum, que lançou o livro "50 Cadeiras que Mudaram o Mundo". Foi aí passei a conhecer melhor essas fofas. A seguir minhas favoritas.


1. B3 ou Cadeira Wassily: Essa cadeira surgiu da Dessau Bauhaus, e foi feita em 1925 pelo designer Marcel Breuer. Foi uns dos primeiros desenhos a explorar o aço tubular, e foi inspirada no guidão de aço de uma bicicleta. O modelo da B3 foi uma solução para se definir qual deveria ser a aparência de uma cadeira e como ela deveria ser feita. A cadeira mais tarde passou a se chamar Cadeira Wassily, pois Marcel Breuer deu um dos primeiros protótipos ao seu amigo da Bauhaus, o pintor Wassily Kandinsky.

2. Barcelona: Essa famosa cadeira foi criada por Mies van der Rohe e a designer Lilly Reich, para compor o Pavilhão Alemão da Exposição Ibero-Americana de Barcelona, em 1929. O pavilhão foi usado para a cerimônia de abertura do evento, e nenhum esforço foi poupado. A cadeira Barcelona, acompanhada por otomanas, adquiriram uma presença monumental. Ela foi inicialmente produzida em couro de porco, e só depois ganhou outras cores. Foi somente em 1953 que a cadeira passou a ser comercializada, quando Mies Van der Rohe vendeu seus direitos.

3. Lar, Dar e Rar: Foi criada em 1948 pelo casal Charles e Ray Eames. Os assentos plásticos reforçados com fibra de vidro, podiam ser fixados com qualquer base - a da foto é a torre Eifel.
O casal Charles e Ray Eames

4. Model 3107: Foi criada pelo arquiteto dinamarquês Arne Jacobsen, e acompanhou a ideologia Gesamtkunstwerk, segundo a qual o desenho dos espaços exteriores e interiores deveriam ser concebidos como uma coisa única. A cadeira teve tanto sucesso que se tornou o carro chefe do estilo modernista dinamarquês.

5. Panton: Criada por Verner Panton, em 1968, é vistosa e sexy, essa cadeira parecida com uma língua apareceu pela primeira vez no jornal dinamarquês de design Mobília, em 1967, embora viesse sendo pesquisada a muitos anos. O criador trabalhou por um tempo no estúdio de Arne Jacobsen. A cadeira Paton, assim como a model 3107, recebeu certa notoriedade, quando em 1970, foi usada como propaganda na revista de moda inglesa Nova, num ensaio fotográfico "Como se despir na frente do seu marido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí!