sábado, 23 de junho de 2012

Sobre amar a cidade

Um dia desses eu estava numa palestra e a palestrante falava sobre a raiva que a gente passa a sentir por Natal quando começa a estudar arquitetura. Fica com raiva porque passa a conhecer os problemas da cidade, e percebe que os causadores somos nós, a população, além dos políticos - é claro. Mas o importante que ela falou foi a hora que essa raiva passa, porque pra gente querer ser urbanista e melhorar a cidade que a gente vive, a gente precisa amá-la.
E esses dias pensei sobre esse amor.
O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, é um caso sério de abandono na nossa Natal. Responsabilidade tanto da administração, quanto da população, que não percebeu o valor que esse parque tem e não apropriou o espaço. Gente, o parque tem uma obra de Niemeyer, tem noção do que é isso???
O atual diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Andrey Rosenthal Schlee, que ocupa o cargo que Lúcio Costa já ocupou um dia, disse em uma palestra na UFRN que Oscar Niemeyer lhe entregou uma lista com suas obras que ele deseja que sejam tombadas, e o monumento do Parque da Cidade de Natal está nessa lista. É de emocionar ou não é? Saber que uma obra que é nossa (e está abandonada) é uma das preferidas do arquiteto?

Motivados por isso, fomos ao Parque da Cidade Gravar o vídeo de Meline para o ENEA Salvador. Conseguimos chegar bem pertinho do monumento, subir a rampa, e sentir o edifício. Foi lindo, foi de emocionar, viver uma obra de Niemeyer do jeito que tem que ser sem precisar ir a Brasília para isso.
Fica a dica para todo potiguar fazer isso nos próximos dias! Vamos nos apropriar desse lugar, porque é nosso!!!

3 comentários:

  1. Vejo o "olho" todo dia pela janela da minha sala no inglês e realmente ele faz uma grande diferença na paisagem, não sei explicar, mas parece que ele completa uma necessidade diária minha de ver algo arquitetônicamente interessante.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que o motivo do abandono do Parque da Cidade é pq ele não serve pra nada. rs
    cê vai no Parque das Dunas e tá sempre cheio. ele tem serventia.
    o Parque da Cidade além de estar bem isolado não oferece mts atrativos né? e nem precisa de "muito atrativo". acho q serve um mínimo que seja. pessoa vai pra lá pra q exatamente, sabe?
    enfim... concordo com você acho lindo o monumento lá e acho uma pena ser esquecido, mas acho que a população não tem muita culpa neste caso. ninguém abraçou o Parque pq ele não estendeu os braços ainda pra nós :)

    ResponderExcluir
  3. Sobre abraçar um lugar eu tomo como exemplo até um terreno baldio num bairro que as pessoas abraçam, transformam numa praça, e o que era nada ganha vida.
    O parque realmente não tem espírito e é deserto, mas eu acho que tomá-lo e dar vida a ele também é função da população. O parque das dunas é um exemplo de parque mais denso, não tem nem como comparar! O problema é que o parque da cidade precisa de vida, e se a população não der, a admistração não pode fazer sozinha...

    ResponderExcluir

Fala aí!