terça-feira, 12 de junho de 2012

Charles e Ray Eames - Especial dia dos namorados

Para comemorar o dia dos namorados na arquitetura, o casal escolhido foi Charles e Ray Eames. A curiosidade sobre eles surgiu depois do post sobre as cadeiras, e então resolvi fuçar a história dos dois.
Esse casal americano deixou contribuições no âmbito da arquitetura, do design gráfico e industrial, do cinema e das belas artes.
Charles teve grande influência do arquiteto finlandês Eliel Saarinen, o pai do Eero Saarinen, que já falei sobre ele por aqui uma vez. Charles e Eero foram sócios. Charles já teria sido casado uma vez, mas na década de 40 se separou e logo depois se casou com sua colega de profissão, Ray-Bernice Alexandra Kaiser Eames.

 Ela estudou arte expressionista abstrata com Hans Halfman, e foi  durante a preparação de desenhos e maquetes para a competição "Organic Design in Home Furnishings", que conheceu Charles Eames.
Em 1943, 1944 e 1947, Ray Eames desenha várias capas para a publicação de referência Arts & Architecture. Durante o final da década de 40, cria vários padrões têxteis, dois dos quais foram produzidos pela Schiffer Prints, empresa que também produziu tecidos da autoria de Salvador Dalí e Frank Lloyd Wright. Peças originais destes trabalhos podem ser vistas em várias colecções de museus.

Durante a década de 50 o casal continuou seu trabalho na área da arquitetura e design mobiliário, e utilizaram técnicas inovadoras, como a fibra de vidro, cadeiras em resina plástica, e as cadeiras em malha de metal concebidas para o fabricante de equipamento de escritório Herman Miller, por exemplo.



Devido ao seu interesse pela fotografia, Charles produziu vários curtas-metragens. Desde a sua primeira obra, o incompleto "Traveling Boy" de 1950, até ao extraordinário Powers of Ten de 1977.

Desde o início da sua atividade, o mobiliário dos Eames era listado apenas pelo nome de Charles Eames. Em 1948 e 1952, os catálogos da Herman Miller apenas mencionam Charles, mas ficou evidente que a mulher Ray, deveria ser considerada nos mesmos termos do marido. Os têxteis eram desenhados sobretudo por Ray, assim como os bancos Time Life.


3 comentários:

  1. maria!! adorei o layout novo do blog!
    arrasou!
    ta de parabens!
    ah... tenho curtido mt essa nova fase arquitetonica do blog! nem comento muito mas vejo sempre!
    :)
    feliz dia dos namorados pra vc e lele!
    beaj

    ResponderExcluir
  2. obg, Bia!!! Feliz dia dos namorados pra vc tbm!!
    Cadê seu blog? adoro vc blogueira! =)

    ResponderExcluir
  3. Massa conhecer mais sobre o casal. Já tinha visto o projeto da casa antes, que por sinal também é bem interessante, e não atentei pro perfil deles.
    Agora, essa cadeira de malha de ferro... Praga da humanidade hehehe mas aí já cai no gosto pessoal =]

    ResponderExcluir

Fala aí!