domingo, 8 de abril de 2012

Dica de Filme: Meu Tio

Como estudante feliz que sou, e como já disse anteriormente, conhecer o modernismo foi um momento incrível no meu curso. Para mim, construir as casas que foram construídas no início do século XX foram uma grande evolução na arquitetura. Se hoje, no século XXI, uma casa moderna pode sofrer resistência, imagine em 1920! E é isso me atrai fortemente, a inovação estética que o modernismo trouxe pra época. Para os não arquitetos, vou explicar mais ou menos como foi a coisa. Todo mundo sabe que depois do século XIX, da Revolução Industrial, o mundo era outro. Era a Era Moderna, a produção industrial era o que guiava o mundo, e o mundo sofria uma grande reivenção tecnólogica. As cidades agora eram pensadas para o carro, para a grande escala, e o indivíduo moderno não deveria mais viver numa casa, e sim na Máquina de Morar! Essa nova casa deveria ser algo funcionalista, prático, ideal para o homem tecnológico. A casa não deveria ter mais adornos, deveria ter uma geometria pura, linhas retas... assim nascia a casa modernista! Na minha opinião o resultado estético é incrível, acho lindo...

Só que então eu assisti ao filme Meu Tio (Mon Oncle) e pude perceber as falhas desse estilo. O filme, obviamente, satiriza fortemente os defeitos do modernismo, inclusive da casa moderna.
Na casa, há um lugar para tudo, o que mostra que não há nenhuma praticidade nela. As lajotas do jardim indicam o caminho que devem ser pisados, a casa faz barulho com uma fábrica, e assim que uma visita chega a casa o chafariz do jardim deve ser ligado para impressioná-la.
Existe uma tomada de cena do filme, que mostra a cidade antiga destruída, e em seu plano de fundo um novo conjunto habitacional moderno. Considero isso uma grande romantização do Jacques Tati,  o diretor do filme, mas também entendo que houve uma grande desvalorização da cidade antiga durante esse período. E foi essa a maior falha do movimento moderno para mim! O indivíduo gosta do detalhe, do adorno, porque isso lhe trás memória, isso constrói a sua história!
Bem, eu poderia passar mil anos filosofando por aqui! Mas é isso! Fica a dica de um filme excelente e muito atual: Meu tio!

3 comentários:

  1. Maria, filme extremamente atual e belíssimo...gosto tanto da fotografia quanto do enredo em geral. Mas vale destacar meeesmo todo o avanço que o Modernismo trouxe, como vc ressaltou!adorei e o texto e adorei tb o novo background

    ResponderExcluir
  2. Adooooro esse filme! Ótima dica, Maria!

    ResponderExcluir
  3. a professora de historia só fala dele há umas 2 semanas, hahaha, vou ver!

    ResponderExcluir

Fala aí!