sábado, 15 de outubro de 2011

Um conselho para a Copa!


Todo mundo sabe da minha loucura por Barcelona! Só que é impressionante a quantidade de coisas incríveis que eu descubro sobre essa cidade ao passar dos dias.
Pesquisando sobre projetos urbanos, o meu namorado viciado em esportes, deu a ideia de falarmos sobre o plano urbanístico para as Olimpíadas de 92 e daí mostrar o que um evento esportivo pode trazer pra uma cidade.
Pra quem não sabe, Barcelona nem sempre foi só glamour! Por causa da industrialização do século XIX, no início do século XX a cidade tava toda baleada, poluída, com o transporte público falho, uma série de problemas...
Então, depois de quase um século de problemas, conseguiu-se fazer vingar um projeto urbano pra cidade: Barcelona foi escolhida para sediar as Olimpíadas de 92. A cidade já tinha se candidatado outras vezes, sabe? Mas só aí que foi escolhida.
Nesse projeto a Zona Portuária foi convertida em uma zona residencial, a Vila Olímpica. Depois dos jogos, os apartamentos que hospedavam os atletas foram vendidos pra população.
Houve uma intervenção grande na parte dos equipamentos urbanos: foram construídos anéis viários, metrôs, além de ter sido implementado uma coleta de lixo incrível. Lá em Barcelona quase não existe mais caminhão de lixo. Na frente das casas ou até mesmo dentro dos prédios existem tubos que sugam o lixo para de baixo da terra e levam o lixo até uma incineradora. Massa, né?

Moral da história: todas essas mudanças vieram para satisfazer as necessidades das olimpíadas, mas acabaram mesmo modernizando ainda mais o setor urbano!
Barcelona ganhou um jardim zoológico, um parque urbano, 10 instalações esportivas, muitos restaurantes, muitas boates, e 5 praias.
1/3 dos gastos foram aos esquipamentos esportivos, enquanto que os outros 2/3 foram em equipamentos urbanos!
COPA 2014, fica a dica! ;D

Um comentário:

  1. Poxa, será que teremos essas mudanças para Natal também???
    seria ótimo né??

    Tenho um convite para te fazer: consórcio Segredos Fashion: http://www.segredosfashion.com/segredos-fashion-store/convite-consorcio-segredos-fashion/

    Seria um prazer ter você participando!

    Beijos

    @segredosfashion
    segredosfashion.com
    segredosfashionstore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fala aí!