quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Estação Intermodal: Cairia bem!

Olá! Estou muito inspirada, pois acabei de chegar de uma palestra incrível do escritório Herzog & de Meuron para a proposta de um ginásio para o bairro de Mãe Luiza. Em breve falarei sobre isso por aqui.
Pois bem, não sei se isso ficou claro, mas eu me interesso que pessoas que não são da área de arquitetura leiam os meus posts, pois a o espaço é de todos e muitas vezes as pessoas não tem compreensão de coisas que fariam a nossa vida melhorar se o espaço adotasse isso ou aquilo porque não conhecem.

A estação intermodal é uma delas.
A estação intermodal é um ponto que conecta os sistemas de transportes urbanos como metrô, trem, ônibus, bicicleta e ciclovias em um único local.
Falar sobre isso em muitas cidades do Brasil parece uma utopia. O que aconteceu foi que o sistema urbano e o sistema viário cresceram separadamente no país. A cidade cresceu muito rápido, e os transportes não acompanharam. Foi isso!
E além de tudo o carro sempre foi muito valorizado no país. E por isso as rodovias receberam investimentos. E então o ônibus foi considerado muitas vezes o único transporte públicos em muitas cidades, porque o ônibus divide a via com o carro!
O pedestre é tratado com desrespeito no nosso país, e o ciclista não tem estrutura para andar entre os carros. Veículos sobre trilhos são raridades! Vivemos um grande problema! E o pior é que todo mundo acha que para parar de sofrer com o transporte público basta comprar um carro! (O que aumenta o trânsito, a poluição... bem, nem adianta falar mais sobre isso!)
Então a estação intermodal é um lugar onde cada tipo de transporte se conecta e você pode escolher o melhor tipo de transporte que te levará pra tal lugar.
Muito bom, hein?

A estação Oriente em Lisboa foi criada para melhorar o acesso ao Parque das Nações, da Expo de 1998.
Essa estação intermodal recebe linhas de metrô, de ônibus, e ultimamente ganhou uma linha de trem de alta velocidade.
O conceito da estação é um espaço livre, ocupado apenas pelas pessoas que passam por lá.
Embora algumas pessoas reclamem que é um ambiente frio e inóspito, recebe milhares de pessoas por dia.
A cobertura é bem grande e feita por grandes abóbadas metálicas "new-gothic", fechadas com vidro que criam sobras ótimas.
O projeto é de Santiago Calatrava, hein? Esse homem barra!
Entre no site da estação que vale a pena!
Olha eu lááá! (Detalhe que as fotos dessa viagem nunca acabam!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí!