Existe um assunto que ronda o cenário arquitetônico na nossa cidade. A imagem que as pessoas constroem sobre arquitetura.
Você, que não é da área e é de Natal, quando pensa em produção arquitetônica natalense pensa em que?
Em arquitetura de interiores.
E agora eu vou lhe contar uma coisa. O curso que eu estou fazendo tem quase 40 anos e uma estrutura curricular interessante, embora hajam problemas. O que interessa é que nós tiramos 4 notas 5 e uma nota 4 no ENADE. Vocês sabem que isso é muito. E isso não é a custo de nada. Se estuda muito, se projeta muito, pensa-se e discute-se bastante as questões urbanísticas da cidade.
O curso de Arquitetura e Urbanismo tem 10 períodos e geralmente a gente paga entre 8 matérias por período. E sabe quantas matérias de arquitetura de interiores a gente paga durante o curso inteiro? Uma.
Então tem uma coisa errada, não tem?
A gente é preparado para ter outros tipos de atuação, e somos atrelados à apenas uma delas.
O problema que por uma questão estrutural da universidade federal nós somos muito poucos, apenas 20 alunos por semestre e assim não temos de condição de dominar o mercado com nossa produção intelectual e prática sobre o que somos preparados para fazer:
Pra quem não sabe, vou explicar algo que um arquiteto pode fazer além de interiores:
Espalhe essa ideia!
Acontece tbm o contrario né. As vezes vc tenta lutar pelos direitos de algo e acaba exagerando. Bicho, arquitetura de interiores NAO é decoração.
ResponderExcluirSinceramente, as vezes da até vergonha de dizer que eu gosto de interiores pq na mesma hora vem geral com cinco pedras na mao me dizer que isso é um absurdo que arquiteto nao faz só isso bla bla bla.
Temos que chegar num meio termo. Nem 8 nem 80. O problema das pessoas aqui em Natal é que elas misturam as duas coisas (interiores e decoração), pois bem, vamos definir os conceitos. E nao ofuscar uma modalidade de arquitetura com uma outra.
Também gosto de arquitetura de interiores, mas a coisa aqui é bem mais voltada pra decoração também. O evento "arquitetônico" que vai ter aqui essa semana é a mostra da oficina! Uma loja que vende móvel! Olhe só a ideia que o povo constrói?
ResponderExcluirEu também gosto de interiores, mas é importante frisar que nós temos outras funções!
Eu vou a falar español.... Si en natal (y muchos otros sitios) la producción arquitectonica se basa en la arquitectura de interiores es por una basica razon, la misma razón por la que hoy en dia arquitectos como gehry,Zaha Hadid,Jean Novel o Calatrava estan en auge: es por que se cree que la parte más importante de hacer arquitectura es la artística. Ya no se quiere hacer edificios, se quiere hacer esculturas y eso es un problema. en el caso de los interiores pasa lo mismo: una vez tienes la obra aquitectonica, una vez tienes la forma, una vez tienes el comfort, lo que más se valora es lo que hay de artistico en el objeto. como si lo más importante fuera la decoración y eso es falso. Y no lo digo solo yo! lo dice Alberti, Bruneleschi y muchos más.
ResponderExcluirHay una cosa que me gusta pensar de natal, y es que aún no esta consolidada. Pienso que va a cambiar mucho en los proximos 10-20 años tanto cultural como urbanísitcamente y vosotros arquitectos, artifices en parte de este futuro cambio sois una pieza clave en el camino que va a recorrer vuesta querida ciudad, estoy seguro que vais a cambiar esta mentalidad de la que estamos discutiendo y muchas cosas más. Animos!
Muito bom!!
ResponderExcluir