sábado, 28 de maio de 2011

Um arquiteto pra se dar atenção

Minha mãe me deu um livro sem ter a mínima idéia de quem se tratava.
Ela comprou com a melhor das intenções, claro, mas definitivamente ela nem sonhava a impressão que me causaria.
O cara é Eero Saarinen. Ele era finlandês, mas foi morar nos Estados Unidos logo cedo, e estudou arquitetura por lá mesmo.
A questão era que o pai dele também era arquiteto, e era uma pessoa cruel. haha. Ele não passava a mão na cabeça de Saarinen de jeito nenhum, e ele cresceu de um jeito que quase nunca ganhava um elogio. Nada para o pai dele estava realmente bom, então ele sempre estava insatisfeito consigo mesmo e queria mais e mais.
Tudo bem que essa não é a melhor forma de criar alguém, mas ele se tornou o que ele é graças a essa cobrança.
Eis a nossa semelhança. Antes essa cobrança maluca vinha mais do meu pai, assim como Saarinen, mas hoje vem de mim, mesmo.
E eu nem sou um super gênio como ele é. Mas eu só tenho 20 anos e nem posso afirmar isso com tanta certeza assim. (haha)
Olhem só a genialidade do meu novo arquiteto favorito:

Eu não canso de usar essa imagem para mostrar o The JKF Trans World Airlines (TWA). É bem sessentista mesmo, e por isso que eu amo tanto!

Só esse desafio estrutural básico, no The Gateway Arc, em Saint Louis.


Eero Saarinen era tão multiuso, que até design para cadeira ele criou. Essa é a famosa cadeira Tulipa.

Então é isso, gente, até os próximos minutinhos livres!

Um comentário:

  1. M-a-r-i-a! Se isso é falar besteira imagina quando você estiver falando sério!Não conhecia as outras obras deste senhorito, mas ironicamente só conhecia esta cadeira por Saarien e vergonhosamente me dei por satisfeita, sem pesquisar mais sobre o autor. Curti muito o jeito como você escreve, dá vontade de ficar lendo o tempo inteiro (pena que nem você nem eu, reles estudantes de arquitetura, temos este tempo né?). Fiquei até com vontade de retomar meu blog..ai, quem sabe! uma beija no seu heart!

    ResponderExcluir

Fala aí!