segunda-feira, 30 de maio de 2011

Arquitetos Deuses


Vocês já pararam para perceber a complexidade da minha futura profissão?
Já perceberam que na Arquitetura existem pessoas que tem um reconhecimento digno de artistas? Porque eles são artistas! Artistas que concebem grandes esculturas, esculturas habitáveis! Tudo isso no espaço, no espaço que todos nós somos livres para circular, para viver grandes experiências nessas construções magníficas!
Uma coisa que eu aprendi também, foi que um arquiteto pra ter um super reconhecimento tem que tá pelo menos lá pelos seus 50 anos. Sim, porque o conhecimento de um arquiteto é a soma de suas experiências, da experimentação, até ele enteder o que dá certo, e qual é sua marca.
Então ele repete essa "marquinha" em várias obras, até que passa a ser identificado por aquilo, e então ele está estabelecido.
Uma exceção à essa teoria dos 50 anos foi Niemeyer, que tava na hora certa, no lugar certo, e pode projetar todo eixo monumental de Brasília antes dos seus 50 anos. A questão foi que ele trabalhou no escritório de Lucio Costa (quem projetou o plano piloto de Brasília), tipo como estágiário, porque ele achou que lá ía se dar bem. E se deu. Tudo bem que essa história pode ter um lado negro, como pode não ter, eu é que não sei. =P
Uma lista de arquitetos deuses que estão no meu altar:








Até os próximos minutinhos livres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí!