Mas existiram coisas que com certeza eu devo falar por aqui, e vou começar com aquilo que sempre faço durante os meus semestres, mas dessa vez foi diferente: o projeto!
Esse semestre começamos numa análise urbana, com a proposta de ideias para a área e então um projeto urbano e de um edifício para a mesma área. O projeto urbano foi em dupla, e o projeto arquitetônico foi individual.
A área de estudo foi Óbuda, uma das áreas mais antigas de Budapest, pois foi ocupada pelos Romanos. Eles construiram Aquincum, a capital da província de Pannonia. Hoje ainda encontramos o Anfitreatro construído na época.
Anfiteatro Romano em Óbuda
Hoje maior parte da área é ocupada pelo uso residencial, mas também possui pontos comerciais e institucionais. Óbuda possui também um grande patrimônio arquitetônico modernista, construído durante o período comunista do país. Essa área foi a que estudei especificamente, e é uma área extremamente carente de vida nas ruas.
O projeto então foi em prol desse problema. O objetivo era resgatar a vida da região modernista, e melhorar a infraestrutura local para os moradores. Para isso, propomos inserir atividades no pilotis dos edifícios, requalificar as áreas livres, e inserir edificações que ajudassem nesse processo.
Integrado com as atividades dos outros grupos da sala, nossa proposta foi inserir um Hostel e um Centro Comunitário na Área. Eu projetei o Centro Comunitário. Ele está localizado no topo de um dos edifícios modernistas, e lá estão concentradas atividades, cursos, espaços de lazer, e espaços para criança.
Seguido do centro comunitário, as coberturas ganharão jardins, de onde a comunidade pode ter uma vista do entorno.
|
O projeto não está como eu queria, mas sabe como é entrega... Engraçado que o meu primeiro projeto individual da faculdade foi um centro comunitário. Se comparar, dá pra ver como a gente evolui nesses cinco anos de curso :)
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala aí!