quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Os 25 ícones da arquitetura moderna Natalense

Oi, minha gente! Essa noite relembrei o tema da minha pesquisa que desenvolvi na MUsA, do ano passado até junho desse ano, orientada pela Prof. Dr. Edja Trigueiro, e percebi como ela precisa ser divulgada para a nossa cidade.
O tema da pesquisa era: Identificando os Ícones da Arquitetura Moderna Natalense, e eu cheguei a 25 exemplares.
A pesquisa se baseou no TFG de Alana Oliveira (2012), nos trabalhos acadêmicos orientados pelos doscentes e pesquisadores da MUsA, e numa bibliografia de autores que escreveram sobre a arquitetura moderna de Natal.

Como cheguei aos 25 exemplares?
Baseado na tabela base de Oliveira (2012), onde ela destaca os edifícios mais citados pelos trabalhos disciplinares, ampliei o conjunto explorando a bibliografia. Assim, foi possível chegar a esse número, que se tratam dos edifícios mais recorrentes diante da amostra em estudo.

Quais são eles?
Clique para ampliar
Acho que é muito importante para os cidadãos natalenses conhecerem seu patrimônio para então preserva-lo. A nossa cidade tem um patrimônio de arquitetura moderna muito rico, e muitas vezes a população nem o reconhece. Esse conjunto de edifícios conta a história da nossa cidade durante o século XX, e deve ser preservada. Quem não se lembra da Residência da Rua Joaquim Manuel, 108 (24) e ficou muito triste quando viu a reforma que a casa recebeu que a descaracterizou bastante? Acredito que pelo menos algum desses edifícios aí acima tem algum significado para nós, que participou de algum momento da nossa vida.
Então é isso, o post é rápido porque o tempo é curto!
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala aí!