sábado, 21 de julho de 2012

Edifício Casa Rosa: Um exemplo de Reúso

Da série "Coisas diferentes que vi em Fortaleza" entrou um edifício residencial bastante curioso! O nome do edifício é Casa Rosa e eu fiz uma mini entrevista com um morador, para me contextualizar sobre o prédio!

A questão é que os dois primeiros andares do prédio é uma casa! E isso fez eu me questionar sobre a valorização daquela casa, porque ela não foi simplesmente derrubada, como infelizmente acontece todos os dias, para dar um lugar a mais um arranha céu.
O morador do prédio me disse que a casa foi projetada por um arquiteto americano (que não descobri o nome), mas que foi o mesmo que projetou o colégio e o hospital Batista, também em Fortaleza. O arquiteto foi um dos percursores da arquitetura neoclássica na cidade.
O escritor Leonardo Mota morou na casa por um tempo, e já próxima de ser comprada pela construtora que fez o edifício, funcionou por um tempo como uma casa de chá.
Foi então que quando a casa e os terrenos do entorno foram comprados pela construtora, que a população começou a se manifestar contra e demolição da casa! E foi aí que tiveram a ideia da casa ser o térreo do edifício! Então retiraram os revestimentos da casa, construiram a estrutura do edifício e refizeram a casa!!!


Muito legal, né? 

Morador, obrigada pelas informações! ;D

5 comentários:

  1. Proposta extremamente interessante por parte do arquiteto! o resultado final ficou bem legal (perceba que a lateral do prédio é rosa e os detalhes em branco em todo o edfifício)!!!Muito bom

    ResponderExcluir
  2. pois é, a volumetria é muito bem trabalhada. O hall de entrada é lindo, pena que na hora não tirei uma foto!

    ResponderExcluir

Fala aí!