terça-feira, 16 de julho de 2013

Budapest, cheguei!

Olá!
Já fazem 20 dias que estou aqui (em Budapest) e nem sequer um post nesse querido blog abandonado.
No ultimo semestre deixei de escrever por causa dos preparativos, e pela minha falta de capacidade de organizar meus horários. Tive um semestre complicado pra caramba (eu sempre acho tds complicados), etc. Mas isso já não importa! Estou em Budapest e fim!

Por que Budapest?
Sempre quis morar fora, e esse ano, dentre as opções oferecidas pelo Ciências Sem Fronteiras e com a nota que obtive no IELTS, e minha preferência pela Europa, escolhi a Hungria sem medo. Na minha primeira pesquisa sobre o país, me assustei um pouco pelo fato do país não ter entrado na zona do euro (a moeda aqui é forintes), o que me fez pensar também sobre a proximidade do país com o leste europeu (a Hungria tá na Europa Central, e faz fronteira com 7 países: Eslováquia, a Ucrânia, a Romenia, a Sérvia, a Croácia, a Eslovénia e a Áustria.). Todo mundo sabe que o leste tem alguns problemas, etc, e como uma brasileira que sofre com a violência do meu país, não queria ir a um lugar que isso tambémfosse um problema.
Mas aí eu relaxei! A Hungria ocupa a posição 37 no hanking mundial de qualidade de vida, enquanto o Brasil tá em 85 (fonte aqui). Sabendo disso, tudo que viesse seria lucro! As aulas em inglês, a vida em húngaro... vamo lá!

bonitinha


Cheguei!
Na primeira semana foi aquela avalanche de Brasileiros (e continua sendo). Antes do Csf, Budapest tinha uma comunidade de 400 brasileiros, agora, chegaram mais 400 junto comigo! É brasileiro demais pra uma cidade só!

Nós e o embaixador do Brasil na Hungria

Meu curso de inglês começou dia 1 de julho, então todos os alunos que irão estudar na mesma universidade que eu, a BME (Budapest University of Technology and Economics), estão morando num mesmo alojamento, o Karman. São 200 brasileiros morando juntos, e ainda está sendo difícil ter contato com alunos estrangeiros- só a partir de setembro mesmo. Então é bem isso que todo mundo fala: um monte de brasileiros reunidos fazendo a maior farra de tudo. =P
Quando o semestre começar vou me mudar para um apartamento e viver com alguns estrangeiros (já estamos procurando apartamento).
Karman Hostel


Mas por enquanto ta tudo ótimo, tenho uma roomate, a Tahi, e ela é bem legal. Já fiz amigos de vários lugares do Brasil, e é legal viver aqui no alojamento. Só tem uma coisa chata: o banheiro é coletivo e misto. Menos a parte de tomar banho (tem um pra cada sexo). Mas é bom demais, tem nem fila... (diferente dos encontros de arquitetura!)

Forintes
Pense num dinheiro doido!
Na primeira semana eu dava nota de 20.000 forintes para pagar 1.800, os caixas só não me enrolavam porque são honestos. Mas com uma semana você aprende: basta cortar dois zeros e vira real (sim, a cotação tá muito aproximada... 2.000 forintes equivale praticamente a 20 reais...)


Inglês
É quase verdade que todo mundo aqui fala inglês, quase... Pessoas mais velhas que trabalham em lojas e supermercados muitas vezes não falam, e já encontrei um vendedor jovem da H&M que não falava uma palavra... mas dá pra sobreviver.
Ah, o sotaque deles é muito forte! Vai dar um trabalhinho assistir aula assim, já estou sentindo...

Húngaro
Meu vocabulário:
köszönöm - obrigada (Só aprendi porque parece com "comoéseunome" - fala assim: cossonam)
olá - szia (fala assim: siá)
pronto. acabou meu vocabulário. com o tempo aprendo mais! Mas ainda n sei se vou pagar húngaro, a faculdade tá com cara que vai ser difícil e estudar húngaro será uma dor de cabeça. Já estou matriculada em História da Arquitetura Húngara e Cultura Húngara, tá bom né?
P.S.: Sempre vá ao supermercado com google tradutor na mão, aqui você compra "gato por lebre" fácil fácil se não traduzir o que tem na embalagem.

Atividades Lúdicas (rs)
Estou me divertindo bastante! Já fui para algumas baladas (na verdade 2, no mesmo lugar e foi ótimo). O bom daqui é que não paga pra entrar na balada e são divertidíssimas.
Nessa sexta fomos ao Balaton Sound. Um festival de música eletrônica a uma hora de Budapest. Valeu muito a pena!
Balaton Sound


Então é isso amigos, até a próxima!!
Saudades de quem ficou =)