terça-feira, 21 de janeiro de 2014

vem, 2014!!

Tá pensando que #eurotrip é só glamour? huaua
Bem que todo mundo fala que a parte mais difícil do intercâmbio são os 6 primeiros meses, mesmo. A parte da adaptação. É muito tenso mesmo você passar por um monte de mudanças, um monte de problemas e ver na frente 1 ano morando nesse lugar, longe de tudo que você mais sente falta.
Mas então que os 6 primeiros meses passam (daqui a alguns dias já serão 7) e você começa a ver que a contagem tá passando, e que tá mais perto de voltar pra casa. É então que você percebe o quanto está gostando dessa experiência maluca, por mais que morra de saudades de um monte de coisas, e então começa a ver "o lado bom da vida" em tudo agora.
Eu sou muito reclamona, isso todo mundo sabe, e por mais que eu queira muito mudar isso, ainda não descobri como, etc e tal. Mas eu sei que agora, até eu, a reclamona das reclamonas não estou mais reclamando das coisas por aqui! E olha que estamos no inverno!!! Mas aqui tá bem bom ultimamente, 8 graus, mas vai piorar essa semana :/
Mas não importa, pois vou pra Turquia esses dias!! :D
Estou feliz por quantos países já conheci... com a Turquia serão 10 (com o Brasil 11 haha).
Estou feliz que passei praticamente um mês junto do Lindo essas férias, foi como um combustível, para os próximos 8 meses. :)
E vejo que até os aborrecimentos me farão crescer...
Eu nem sei se alguém ler esse blog, e me sinto bem narcisista por ficar contando sobre minha vida como se fosse algo muito importante. haha
Mas vai que alguém gosta de ler essas bobagens, sei lá.
Então é isso! Tô com preguiça de escrever sobre as viagens do fim do ano, quem sabe um dia huahuahua

beijos


quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Brasov - Transylvania - Romenia


Centro de Brasov
Dos 6 meses que já passaram, viajei mais ou menos um vez por mês. E uma bem legal que fizemos no feriado do dia 1 de novembro foi até Brasov, na Romenia. Escolhemos esse destino por ser "perto" da Hungria, só que no final vimos que foi mais longe do que pensávamos. Fomos de carro, e dirigimos 10 horas. E tivemos só um dia pra ficar lá, pois o feriado era curtinho! Resumindo, foi cansativo pra caramba, mas mesmo assim valeu a pena! huahuaa
Lá conhecemos o Castelo de Bran, também conhecido pelo Castelo do Drácula. Isso porque o castelo é promovido como a residência do personagem que dá título ao Drácula de Bram Stoker, que dá a entender que esse castelo foi residência o príncipe Vlad Tepes, o Empalador, que governou a Valáquia.
Viajar para conhecer esse castelo já valeu muito a pena, pois é um tipo de arquitetura medieval, que eu ainda não tinha visto muito nos países que já visitei.
E o mais legal dessa visita foi que esse foi o fim de semana do Halloween, então a cidade estava em festa. Na noite do dia 01 houve uma festa de Halloween no Castelo de Bran.

Castelo de Bran
Castelo de Bran

Feirinha no castelo de Bran
Depois de visitar esse castelo, fomos na fortaleza de Rasnov. A vista é linda, impressionante.

Fortaleza de Rasnov

Fortaleza de Rasnov


Viagem curtinha, mas cheia de descobertas. Beijos!


.

Feliz Ano Novo! - Óbuda Community Center

2013 foi um ano de tantas coisas novas na minha vida, de tantas descobertas, alegrias, crises, que eu não consegui manter o blog atualizado simplesmente por não saber o que estava sentindo, o que deveria ser compartilhado ou não.
Mas existiram coisas que com certeza eu devo falar por aqui, e vou começar com aquilo que sempre faço durante os meus semestres, mas dessa vez foi diferente: o projeto!

Esse semestre começamos numa análise urbana, com a proposta de ideias para a área e então um projeto urbano e de um edifício para a mesma área. O projeto urbano foi em dupla, e o projeto arquitetônico foi individual.

A área de estudo foi Óbuda, uma das áreas mais antigas de Budapest, pois foi ocupada pelos Romanos. Eles construiram Aquincum, a capital da província de Pannonia. Hoje ainda encontramos o Anfitreatro construído na época.

File:Amphitheatre.jpg
Anfiteatro Romano em Óbuda

Hoje maior parte da área é ocupada pelo uso residencial, mas também possui pontos comerciais e institucionais. Óbuda possui também um grande patrimônio arquitetônico modernista, construído durante o período comunista do país. Essa área foi a que estudei especificamente, e é uma área extremamente carente de vida nas ruas.

O projeto então foi em prol desse problema. O objetivo era resgatar a vida da região modernista, e melhorar a infraestrutura local para os moradores. Para isso, propomos inserir atividades no pilotis dos edifícios, requalificar as áreas livres, e inserir edificações que ajudassem nesse processo. 




Integrado com as atividades dos outros grupos da sala, nossa proposta foi inserir um Hostel e um Centro Comunitário na Área. Eu projetei o Centro Comunitário. Ele está localizado no topo de um dos edifícios modernistas, e lá estão concentradas atividades, cursos, espaços de lazer, e espaços para criança.

Seguido do centro comunitário, as coberturas ganharão jardins, de onde a comunidade pode ter uma vista do entorno.










O projeto não está como eu queria, mas sabe como é entrega... Engraçado que o meu primeiro projeto individual da faculdade foi um centro comunitário. Se comparar, dá pra ver como a gente evolui nesses cinco anos de curso :)

Beijos