segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Realizando um sonho: Villa Savoye

Sempre que as aulas recomeçam fico um pouco atordoada e não consigo escrever por aqui! Nas primeiras semanas tenho um sono muito grande, e então fico na maior preguiça! Mas vamos lá, retomar as coisas. Sem dúvidas um dos passeios que mais marcou essa viagem foi a ida a Villa Savoye.
Eu sou apaixonada pelo modernismo, e eu tinha esse grande sonho. Quando vi que ia dar pra ir em Paris, sabia que não poderia deixar de visitar essa linda.
Para quem não sabe, a Villa Savoye é obra de Le Corbusier, um dos arquitetos mais importantes do século XX. Ele trabalhou no desenvolvimento do modernismo, e criou os 5 pontos da arquitetura moderna (1- construção sobre pilotis, 2 - Terraço jardim, 3- Planta livre da estrutura, 4- Fachada Livre da estrutura 5- Janelas em fita), que estão todos na Villa Savoye. Podemos dizer que é sua obra prima! Para ter noção, foi uma das primeiras casas construída em concreto! Foi feita entre 1928 e 1931 (enquanto aqui em Natal, por exemplo, o ecletismo vigorava!)

Só chegamos na Villa Savoye, graças a Rhenyara (minha amiga que sabe tudo de Paris). Pegamos um metrô em direção a Poissy (zona 5 de Paris). Quando chegamos na tal localidade pegamos outro ônibus e então encontramos casa de campo da familia Savoye, hoje patrimônio do estado. Durante a Segunda Guerra, a família teve que deixar a casa, que acabou sendo tomada por nazistas. Só em 1958 passou a ser propriedade do estado francês, então em 1965 foi considerada monumento histórico. Hoje existe um pequeno museu sobre Le Corbusier. Aqui em baixo estão fotos que tiramos da casa e foi uma grande emoção ir identificando os elementos!

Uma coisa que marcou muito a visita foi a chegada ao lugar. Isso porque a casa fica dentro de uma cidade, com toda urbanidade que lhe é de direito. Só que a Villa fica dentro de um terreno, rodeado por árvores. Quando você caminha em direção a ela, ainda não a enxerga. E então ela surge, o bloco de concreto que flutua sobre o pilotis aparece, e a emoção é indescritível!
Por sorte gravamos um vídeo da nossa chegada, e nem imaginávamos que merecia ser gravada! Tá aqui ó (acho que vale a pena ver):


P.S.: Eu já amava tanto a Villa Savoye que ela aparece na logo do blog, hein? Em forma de lego! ;P