sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Oficina de Camisetas - EREA NATAL!

Gente, encontro de estudantes na sua própria cidade? Muito boooom! Eu criei uma "teoria" para encontros: arranjo alguma ocupação (pelo menos eu faço algo de futuro lá e consigo a isenção linda =P). Então, no EREA Natal fui de CICAU e apresentei um trabalhinho. =) Foi ótimo porque foi no domingo, e depois fui verme durante toda semana. Lá eu dormi bastante, foi ótimo para relaxar. De vez em quando eu participava de alguma discussão, etc. Só sai da cidade EREA no dia do bar em bar mesmo, que embora tenho sido fraco, achei legal aquele monte de gente no nosso Centro Histórico.

Foi que então um belo dia, resolvi sair da barraca. Fui para uma oficina de desenho em camisetas! (O lindo que tava dando a oficina, por isso que fui =P). A oficina era dada com um material diferente: pastel oleoso para camisetas. Não tem complicação nenhuma:


E sabe esse menino ultima foto aí? Essa camisa que ele tá vestido foi ele quem pintou, e além de fazer camisas para ele mesmo, ele também vende! Ele é Tallys Queiroz, e no face dele tem vários modelos que ele já fez (é só clicar no nome dele!). Quem se interessar é só falar com o garoto, hein?
Beijos e queijos, minha gente!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A residencia universitária da Ecole Polytechnique

Comecei minha viagem por Paris. Lá fiquei acomodada no quarto de Hudson, namorado da minha amiga Rhenyara. Ele mora em Lozere, na residência dos estudantes da Ecole Polyechinique, e faz mestrado lá.
Uma coisa engraçada dessa escola, é que embora fique em Paris, todas as aulas são inglês e os estudantes são de vários lugares do mundo, então quando você desce no refeitório só se ouve o povo falar em inglês. Essa foi a maior impressão que tive dessa viagem. A história de que a Europa é um continente super cosmopolita se confirmou ainda mais, porque realmente, todo aquele povo precisa ter um idioma faça todo mundo se entender. Mas me disseram que esse caso é o específico dessa universidade mesmo, porque tem muita gente de outros países, etc. Os blocos são bem perto dos blocos de aula, eles vão a pé. Lozere fica um pouco longe do centro de Paris, então se tem que pegar um metrô pra poder chegar lá. 
Eu achei o quarto que Hudson mora muito legal. Um verdade exemplo de arquitetura de interiores! Além de ter um espaço muito bom, os móveis são pensados para um estudante. Vejam só a bagunça que fiz no quarto do rapaz! Sem deixar de reparar no acabamento das coisas. Eu sei que "coisa boa" também existe por aqui, mas não é pra todo mundo.

Bem, esse foi o breve "documentário" que fiz sobre minha primeira hospedagem. Em breve posto mais coisas! Beijos

sábado, 19 de janeiro de 2013

Amigos na Europa

Olá, queridos e queridas!
Enfim, enfim mesmo, agora posso voltar ao blog! O grande intervalo começou primeiro devido a sonhada viagem que durou 25 dias, e depois que cheguei tive 7 dias para me preparar para uma prova (não quero nem falar sobre isso) e depois fui para o EREA Natal, onde participei do CICAU (Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo).
Vou começar pela ordem, por que assim funciona melhor! =)

A sonhada viagem

Bem, desde julho de 2012 estava planejando essa viagem. Como todos sabem sou fascinada pela Europa, e em 2010 tive oportunidade de passar 15 dias viajando por terras lusitanas e espanholas. Me encantei muito por Barcelona, mas sentia uma eterna vontade de voltar as tais terras porque sentia que não tinha conhecido tudo que queria.
Foi então que me esforcei, juntei todas as moedas, e consegui viajar. Para guiar meu roteiro foi fácil. Devido aos tantos programas de intercâmbio que estão sendo oferecidos ultimamente, tenho vááááários amigos morando por lá, e então escolhi quais eu iria visitá-los. Por exemplo, tenho duas amigas na Inglaterra, mas não fui porque meu bolso não ia aguentar - kkkkkk. Bem, resumindo aqui o meu trajeto:

Parada 1: Paris - França (Casa de Hudson, namorado de Rhenyara -colega de curso)
Parada 2: Toulouse - França (Casa de Yanna e casa de Dionisio e Adele - amigos do colégio)
Parada 3: Madrid - Espanha (Só passei um dia, então passei uma noite num hotel)
Parada 4: Valladolid - Espanha (Casa de Luana, amiga de infância)
Parada 5: Vigo - Espanha (Casa de um amigo da minha mãe)
Parada 6: Braga - Portugal (Duas noites num hostel)
Parada 7: Porto - Portugal (Casa de um amigo cearense, Elton)
Parada 8: Guimarães - Portugal (foi só um rolé, não dormi lá)
Parada 9: Lisboa - Portugal (casa da amiga de um amigo meu!)

Sobre as casas
Nessa viagem me senti muito lisonjeada, pois todas essas pessoas acima abriram suas casas para me abrigar por alguns dias. São estudantes que estão morando sozinhos, vivendo todas emoções do intercâmbio, tendo um quarto para chamar de lar. Alguns moram num apartamento, com cozinha dentro, mas outros moram num prédio cheio de quartos e a cozinha é dividida. Mas todo mundo tem um banheiro pra chamar de seu! =) Sobre a vida dos intercambistas eu observei que acaba acontecendo uma união muito grande entre os brasileiros e os outros estrangeiros que estão vivendo no país. Isso porque eles vivem juntos, seguram "barras" uns com os outros e estão num país estranho. É claro que a integração com os nativos é essencial para a imersão no intercâmbio, pois esse é um dos grandes ganhos. Mas não é bem assim que acontece, pelo menos não foi o que observei. Os moradores já estão adaptados e a amizade não está sendo fácil entre eles e parte do pessoal que conversei. Continuo me sentindo atraída pelo intercâmbio, mas essa vivência me abriu os olhos para algumas falsas impressões como achar que fazer amizade na faculdade seria fácil como é por aqui. Me refiro especialmente aos moradores do país, mas acho que amizade com pessoas de outros lugares que estará na mesma situação que você ocorrerão mais facilmente. Pode até acontecer de outra forma, mas essa foi minha "primeira impressão". Nos próximos posts falarei mais especificamente sobre cada moradia! Como eu estava hospedada na casa de amigos, podia passar mais tempo em cada uma das cidades, e conhecer cada uma delas com mais detalhe. Eu não gosto muito de estar numa cidade e passar o dia correndo atrás de pontos turísticos, gosto também  de viver mais calmamente, de observar como as pessoas vivem, e pude fazer isso de certa maneira nos 25 dias que passei por lá. Até loguinho! (mesmo!)