domingo, 21 de outubro de 2012

O Equinox e seu lado lúdico!

Bem, essas foram algumas fotos que roubei do face dos amigos para mostrar um pouco do lado lúdico do Equinox, o Carnaquinox! E assim me despeço desses 15 dias inesquecíveis com a minha turma e tantas outras pessoas maravilhosas que conhecemos. Grande beijo!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Equinox- Atelier Internacional de Criação Urbana


Quando esse semestre começou, fomos avisados que haveria esse atelier, mas até chegar aqui eu não tinha muita certeza do que nos esperava.
Chegamos em São Luis, sabiamos que haveriam três bairros de estudo, e já saimos de Natal sabendo com que área ficaríamos.
Meu grupo ficou com o centro histórico, e o mais interessante foi que ficamos imersos na subárea, pois a UEMA fica aqui, e a pousada que ficamos hospedados também... Todo dia faziamos o mesmo caminho a pé, sem loucura de transito, realmente até sonhei em dia ter uma vida assim. Então começou o Equinox!
Cada dia a equipe pedagógica nos passava uma tarefa. No primeiro dia os grupos foram divididos e fomos nos conhecer. No meu grupo haviam um casal de italianos, três meninas e dois meninos de São Luis, e eu e Analu de Natal.
Nesse primeiro contato podemos compartilhar sobre o que consideramos cidades ideais e também conversamos sobre o processo histórico de São Luis. No segundo dia fizemos uma visita de campo para reconhecimento de todos os bairros: Liberdade, Vinhais e o Centro. Após essa visita nos foi pedido que criássemos um conceito, em torno de qualquer coisa: algo concreto ou abstrato, o que importa é a ideia que alimentaria esse conceito funcionaria na verdade, como um partido do projeto. O Equinox começou na segunda-feira. Na quarta tínhamos que apresentar esse conceito para a comissão pedagógica, e parece que nesse dia conseguimos cumprir o que foi pedido.

O nome do nosso conceito era "Pungada". Durante a dança do Tambor de Crioula, tradição de São Luis, as dançarinas dão uma "umbigada" uma na outra para convidar a outra ao centro da roda. Pois bem, essa umbigada é a Pungada! Veja nosso vídeo e então você verá e entenderá o processo.




Depois dessa primeira fase, tinhamos que procurar referências e regionalizar as intervenções. Nosso prazo para apresentar isso era na sexta a tarde. Só que: faltou energia na UEMA e foi terror e pânico. Gente, parecia um reality show. Todo mundo desesperado sem internet tendo que se virar pra fazer esse trabalho. No fim todos entregaram do jeito que deu. E os professores meteram o pau, porque no meio de toda dificuldade não conseguimos fazer o que foi pedido.
É porque na verdade a coisa não era pedida claramente. A equipe dava dicas, soltas no vento, e a gente tinha que se virar pra entender. Esse era o método do work shop mesmo, só lá pra segunda semana conseguimos entender mais pra onde ir. Nos fixávamos no que entendíamos e seguíamos em frente...

Na segunda semana tínhamos que partir para o desenvolvimento do projeto urbano. Muito legal ter ideias e debatê-las com mais 8 pessoas, de várias origens e pensamentos diferentes.

E aqui está o vídeo final do projeto pensado para o centro histórico  de São Luis no Equinox 2012!


Grandes beijos amiguinhos, foi bem legal o Equinox!

Ainda hoje: atualizações!

Oi pessoal!
Nossa, sou uma péssima blogueira mesmo, pois fazem cem mil anos que não venho por aqui. O que aconteceu foi que passei duas semanas em São Luis, participando de um work shop, o Equinox. Então lá nós trabalhávamos o dia inteiro, e eu não conseguia postar nada.
E quando cheguei em Natal, minha casa estava sem internet (tretas da oi)!!
Então só hoje pude vir aqui organizar as coisas.
Encontrei aqui um rascunho que escrevi lá de São Luis contando como as coisas foram lá, postarei isso ainda hoje.
Beijos,