terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto de uma Escola Técnica


Engraçado que essa escola foi projetada semestre passado e eu me esqueci completamente de posta-la por aqui!
Desenvolvemos esse projeto em trio, Kelben, Lenilson e eu. Ela foi pensada para o Bairro de Cidade da Esperança, em Natal - RN. O terreno escolhido se localiza entre as avenidas Coronel Estevam e Jerônimo Câmara, bem ao lado da Rodoviária de Natal.
O mais ousado da nossa implantação foi escolher as maiores fachadas voltadas para Leste-Oeste, ou seja, nosso prédio teria forte exposição solar. E foi por isso que desenvolvemos essa segunda camada, envolta por brises de forma a proteger as salas de aula da insolação.
Como o terreno possui forte inclinação, a escola possui 4 níveis, e a acessibilidade se dá por rampas e elevadores (além de escadas). Utilizamos a estrutura metálica (em destaque ao lado) , além a escola ser modulada (1,2 x 1,2m), as salas de aulas feitas para abrigar 20 alunos seguem a mesma modulação, e possuem 7,2 x 7,2m.
O complexo possui  ainda um anfiteatro coberto, uma quadra, um refeitório e uma quadra.


O projeto foi desenvolvido, modelado e renderizado no Revit.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A arquitetura contemporânea brasileira é modernista

Quem segue a página Arquitêta no facebook, já deve ter percebido que eles postam as produções do que os arquitetos andam fazendo.
E voltando ao debate do modernismo, mas hoje eu vou escrever pouco, pois as imagens falam sozinhas, vou dividir com vocês o que andamos debatendo esses dias.
A arquitetura Modernista teve tanto sucesso, mas tanto sucesso no Brasil, que até hoje é maior influência para uma geração de arquitetos que produzem hoje em dia. Acho que não se trata nem apenas de uma influência, e sim de uma linha de produção que só se renovará daqui há alguns anos, quando novos arquitetos brasileiros tomarem outras linhas projetuais. A seguir algumas fotos que retirei da página do Arquitêta.

Casa Atelier- Arquiteta Maristela Rodrigues De Oliveira

Escola Pública - Arquitetos Maristela Rodrigues De Oliveira, Thiago Augustus e Jessica Aramaki

Luciano Soares, Lucas Béliche e Pedro Carvalho
Concurso IAB-SP de 2011 - Menção honrosa
Quadra Poliesportiva - Arquiteta Maristela Rodrigues De Oliveira

Residencia unifamilar - Felipe Amaral


E aí, é ou não modernismo puro?

terça-feira, 1 de maio de 2012

Primeiro Arq na Mesa

Amanhã, dia 02 de maio, às 18:30, lá no Laboratório de Arquitetura (Galinheiro) vamos nos reunir para bater aquele papo sobre a temática do EREA Natal 2013.
Vai ter comida, bebida, e enfim todo mundo vai saber o que está sendo planejado para esse Encontro de Estudantes na nossa cidade. Vai ter também a presença das Arquitetas Raissa Camila e Camila Furukava para darem opinião sobre o EREA.
Esse Arq na Mesa foi pensado para que todo mundo vá!!!
Esperamos vocês,  UF e  UNP! Vamos integrar esses cursos, que têm uma grande coisa em comum: O amor pela arquitetura!!!