segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Em breve: Tudo sobre o EREA SLZ!

O EREA SLZ foi meu segundo encontro de arquitetura. E nossa, mudou totalmente meu conceito de encontro!
Por meu primeiro encontro ter sido o ELEA Brasília (leia-se 6.000 pessoas), a ultima coisa que rolou foi conviver com outros estudantes. Lá a coisa era bem mais macro e nem gostei tanto assim.
Agora o EREA SLZ foi simplesmente incrííível!
Foi bom para conhecer e conviver com novas pessoas, para discutir as questões da arquitetura e do urbanismo das cidades, foi bom pra conhecer São Luis do Maranhão, e foi bom pra se divertir! Tudo na medida certa!
Tenho umas coisas para fazer aqui, mas estou bastante ansiosa para narrar tudo!
Tenho que falar sobre as coisas que conheci, sobre as pessoas que conheci, sobre a oficina que eu dei, e sobre o EREA NATAL 2013!
Tudo isso em breve aqui no blog!
Até logo, minha gente! =))

sábado, 14 de janeiro de 2012

Falta uma semana, Minha Gente!


Falta uma semana pro EREA SLZ 2012!
E enfim, nós da delegação EREA NATAL 2013 lançamos a camisa!
Lenilson e Babina que fizeram essa linda! Uma salva de palmas para eles!

E aí, amou? Entre no Grupo Delegação EREA NATAL 2013 no facebook, e peça a sua!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pranchas tipo Concurso

Uma coisa legal que eu aprendi esse semestre foi diagramar um projeto em pranchas estilo concurso. O trabalho do final do período, por exemplo, aconteceu assim. Como eram muitas disciplinas envolvidas no projeto, dedicamos basicamente uma prancha para cada disciplina, ou seja, para cada aspecto do trabalho, e daí o trabalho se apresentou da melhor forma.
Só que na hora de diagramar sempre rola maior dúvida, pesquisamos vários modelos, mas no fim sempre temos que diagramar do jeito que nosso projeto exija que seja.
Por mais que existam pranchas bem bonitas com cores no fundo, eu nunca consegui fazer uma assim e me sentir a vontade.
Eu fiz uma pesquisa de modelos de pranchas pra gente se inspirar, na próxima vez que precisar fazer alguma.


Adorei essa:
E essa!

Esse foi o modelo final da prancha do nosso projeto integrado do quinto período:

E esse aqui foi uma adaptação desse modelo para uma quadra poliesportiva que projetei para São Miguel do Gostoso pela Incubadora Oasis:



sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ficadica: Flickr

Sempre que a gente precisa de uma imagem para fazer qualquer coisa é mais que automático: vamos ao google imagens procurar essa tal coisa.
Hoje o meu post é uma dica de caça de imagens: o flickr. Acho que todo mundo conhece o bendito, mas eu costumava navegar por essa site muito mais para olhar fotos bonitas do que pra qualquer outra coisa.
Só que de uns tempos pra cá eu tenho tentado usar esse fofo como site de pesquisa mesmo. E fica a dica. Se você pesquisar no Google imagens Natal - Rio Grande do Norte, por exemplo, as imagens serão bem mais limitadas: praticamente só aparece o Morro do Careca. Agora se você digitar Natal - Rio Grande do Norte no flickr a variedade será muito maior!


Essa dica é boa para Arquitetura. Escreva assim ou em inglês que só aparecerão imagens ótimas até porque o flickr é um site de hospedagem para fotógrafos profissionais ou amadores, e a busca trás o melhor material existente sobre o tema que você pesquisa.
Você também pode ser mais objetivo, claro, como pesquisar sobre o arquiteto que você quer...
Outra vantagem também é a qualidade das imagens. Elas são disponibilizadas em vários tamanhos, então você escolhe qual fazer download. Em algumas fotos o download é desativado pelos donos. Então eu uso a ferramenta de captura do windows e pego ela pra mim! hauhaua. O importante é ter a referência. =P


Então é isso. Ficadica!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

E esse EREA?


O EREA (Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura) desse ano será em São Luis do Maranhão dos dias 22 a 29 de janeiro de 2012.
A Delegação de Natal já está organizadíssima e partirá junto com a delegação de João Pessoa no dia 21, e voltaremos dia 30!
O ônibus custará 250 reais. Se você é de Natal e faz arquitetura na UF ou na UNP e ainda não se decidiu, deixe de besteira e vamos nessa! O pagamento é até dia 07! A inscrição do evento você faz aqui.
Eu vou ser oficiante, ou seja, vou dar oficina de cadernos - aquele que eu já ensinei aqui no blog como se faz!
Para mais informações é só falar com a delegação no facebook.
Estou curiosa para conhecer São Luis. Sempre me falam sobre seu patrimônio histórico, sobre sua carga cultural. Quero ver o pessoal dançando reggae! Dizem que é lindo! Viajar é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, independentemente para onde for!
Espero voltar cheia de novas experiências e dividir por aqui!



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

E você, é kitsch?


Quando a gente é apresentado ao kitsch é ensinado a rir da cara dele, de chamar de cafona e querer distância. Mas na verdade ninguém é 100% ruim nem bom, e é assim que eu vejo essa fofura!
O termo kitsch é usado para categorizar objetos de valor estético destorcido, e ou exagerado, considerados inferiores à sua cópia existente.
Se diz que no século XIX, turistas americanos em Mônaco queriam adquirir quadros, só que mais baratos, então pediam só o "esboço" (sketch). E então foi daí que o termo alemão kitsch surgiu para caracterizar a cópia com menor valor.
O kitsh tem algumas características próprias:
Princípio de Inadequação: Se refere a inadequação da forma diante do contexto, da função do uso da coisa. Ou seja, a sua finalidade é desviada, tanto em relação ao tamanho, como a forma, como os materiais:
Princípio de Acumulação (ou Empilhamento): Esse é o lado mais legal que eu acho desse estilo. Se trata de objetos diversos acumulados sem sentido, em um ambiente ou até mesmo em uma pessoa (no caso muitos brincos, muitos sapatos, ou muitas bolsas, por exemplo).
Percepção sinestésica se trata do maior uso dos sentidos para impressionar o espectador, como som, aromas, ou a repetição de mesmos signos com significados semelhantes...

Com tantos artifícios de inadequação, acumulação, percepção sinestésica, o kitsch chega próximo ao vulgar, mas esse Princípio de Mediocridade facilita a absorção do consumidor. Nem feio nem bonito, pois esses valores absolutos fogem do objetivo do kitsch!
O kistch não cria problemas, portanto agrada e enche a vida da sociedade de consumo de sensações, com pequenos prazeres do dia a dia. Eu por exemplo coleciono miudezas na minha estante, como globos de neve, e outros objetos engraçados.
Eu adoro chegar numa casa e encontrar souvenirs de viagens da pessoa! Esse acúmulo de coisas acabam contando a história daquela família e dão um ar super cult para o ambiente!
Eu pessoalmente adoro essa característica do kistch. E você, coleciona o que?


Reflexões sobre 2011


Olá queridos amigos!
Ando sumida, pois nesse fim de ano quis cuidar um pouco mais de mim. Ainda não consegui me sentir descansada, mas acredito que daqui a mais alguns dias alcançarei essa sensação.
A arquitetura continua ocupando grande parte do meu tempo, até porque eu escolhi isso para minha vida. Quando passa a parte da obrigação entra na parte do lazer e eu já nem sei o que é o que.
Como alguns sabem eu tenho dois vínculos: uma bolsa, na Incubadora Oasis, que faço projetos para o interior, e há mais de um mês estou no escritório de Mariana e Ludmila, arquitetas que escrevem o blog Almoço de sexta. E foi nesse tempo que mais uma vez me apaixonei por uma área da arquitetura que eu tanto criticava (sem conhecer, o que é pior): a arquitetura de interiores. Percebi que essa área se encaixa muito bem para mim porque sou uma pessoa plástica, gosto do detalhe, da pequena escala, da escolha dos materiais, de pensar em como as pessoas viverão o ambiente.
Lá no escritório desenvolvo as maquetes virtuais dos projetos das minhas chefes. Me sinto em casa, as 4 horas diárias passam voando.
E fico feliz porque meu curso vai passando e cada vez estou mais satisfeita e apaixonada. Minha reprovação em estruturas nem me incomoda mais, não passei porque esse semestre me dediquei mais a outras coisas que deram mais prazer a minha futura profissão, e não por irresponsabilidade ou qualquer outra coisa. Sem dúvidas o quinto período foi o mais prazeroso, mesmo com essa falhinha! ;D
Também descobri que gosto muito das teorias da arquitetura, e planejo mais a frente, vivenciar a área da história. Hoje penso que no futuro quero fazer uma pos nessa área...
Estou vivendo e estou feliz!
Feliz ano novo para todos nós! =D

Aí estão algumas modelagens que fiz nesse fim de semestre! O mais colorido é uma brinquedoteca, e os outros são ambientações de um apartamento. Projetos das minhas chefes!